terça-feira, 5 de junho de 2012

Toxina Botulínica X Ácido Hialurônico








Toxina Botulínica X Ácido Hialurônico

Muita gente confunde esses dois procedimentos, só porque ambos utilizam seringas em sua aplicação. Na verdade, eles não são nada parecidos – têm indicações diferentes – mas podem ser complementares. O Complexo de Neurotoxina não é capaz de conferir volume. O ácido hialurônico é. O Complexo de Neurotoxina atua relaxando os músculos onde é injetada e, portanto, é indicada para o tratamento das rugas de expressão, que se formam quando rimos, choramos ou estamos bravos. Já o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para o tratamento de rugas mais profundas, causadas pela ação do tempo, aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso, caso do famoso bigode chinês e para reposição de volume, porque perdemos gordura da face a medida que envelhecemos, e isso faz com que a pele pareça estar flácida. Esta substância é injetada diretamente na derme, preenchendo a rugas, os vincos ou mesmo preenchendo áreas com perda de volume.

Os dois tratamentos podem ser complementares. De acordo com as últimas tendências mundiais, é cada vez mais comum a associação do preenchimento, que trata as rugas profundas e reposição de volume, e da a Toxina Botulínica Tipo A, que relaxa os músculos e atenua as rugas de expressão. Neste caso, os resultados são bastante satisfatórios, pois o paciente rejuvenesce seu rosto na totalidade, de forma harmônica e mais natural.

Ácido hialurônico o que é?

Você já ouviu falar em ácido hialurônico? Essa substância é produzida naturalmente pelo organismo, está presente na pele humana e cumpre a função de reter água, além de deixar a pele mais hidratada e volumosa.

Com o passar dos anos e o processo de envelhecimento, o ácido hialurônico naturalmente presente na pele se degrada e, ao mesmo tempo, o organismo humano diminui sua capacidade de repor esta substância. O resultado da diminuição do ácido hialurônico na pele é o aparecimento de rugas, a perda de volume e contorno facial.

Mas é claro que esta aparência envelhecida não precisa ser eterna! Para solucionar esses problemas, existe um tratamento chamado preenchimento facial, ou remodelação facial.

Como funciona?

O preenchimento com ácido hialurônico é um método de rejuvenescimento facial consagrado por sua segurança e eficácia. Com uma seringa, o médico injeta o ácido hialurônico na pele, “preenchendo” o espaço formado pelas rugas e marcas profundas, aumentando o volume de determinadas áreas ou simplesmente remodelando o contorno do rosto e dos lábios.

Esse preenchimento não é definitivo, depois de determinado período de tempo, o ácido hialurônico é novamente absorvido pelo corpo. Saiba que no caso dos preenchedores faciais, as diferentes marcas disponíveis no mercado apresentam diferentes tecnologias e diferentes concentrações de ácido hialurônico, resultando em diferente duração do efeito.

Ácido hialurônico não é para sempre

O ácido hialurônico é eleito pela maioria dos médicos e pacientes como a melhor opção, por isso, é o mais utilizado ao redor do mundo, dispensa testes de alergias e, apresenta baixíssimos riscos de alergias ou efeitos colaterais.

Aplicações e resultados

O ácido hialurônico é uma substância de fácil aplicação, capaz de oferecer resultados muito naturais.

A duração do tratamento depende da técnica de aplicação, da área tratada, do volume injetado, do metabolismo de cada paciente e da marca comercial escolhida, podendo variar de 09 meses até 1 ano. No caso dos lábios, a duração pode ser um pouco menor, pois esta é uma área de grande mobilidade.

Para os lábios

Ao contrário do que muita gente pensa, não é a Toxina Botulínica que deixa os lábios mais volumosos, mas sim o preenchimento com ácido hialurônico. A toxina é indicada para atenuar as rugas de movimento causadas pela ação da musculatura facial. Já o ácido hialurônico serve para preencher rugas mais profundas, melhorar o contorno e aumentar o volume dos lábios.

Desta forma, o Complexo de Neurotoxina é indicada somente para atenuar aquelas “ruguinhas” ao redor da boca, ou seja, aquelas que aparecem somente quando fazemos “biquinho”. Já quando o intuito do paciente é aumentar o volume destes lábios, o ácido hialurônico é a opção mais indicada.

Ainda nos lábios, o ácido hialurônico também pode ser indicado para aquelas “ruguinhas” ao redor da boca, porém desde que estas sejam estáticas, ou seja, estejam visíveis sem que seja necessário fazer o “biquinho”.



Um comentário: